ACM Neto visita regiões atingidas pelas cheias do Rio São Francisco e defende projeto de requalificação

17 fevereiro 2022

Pré-candidato a governador cumpre agenda em seis municípios nesta quinta (17) e sexta-feira (18); primeira parada foi em Barra

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) visitou nesta quinta-feira (17), no município de Barra, regiões atingidas pelas cheias do Rio São Francisco nos últimos dias e defendeu a construção de um projeto para requalificar e urbanizar as regiões afetadas pelas enchentes. Neto cumpre agenda em seis municípios nesta quinta (17) e sexta-feira (18) na região, com Barra como primeira parada. Em seguida, ele vai a Buritirama, Mansidão, Ipupiara, Oliveira dos Brejinhos e Boquira.

A primeira visita foi na região da Lagoa do Saco Grande, que registrou aumento dos níveis após as recentes chuvas intensas. “A situação daquelas casas é preocupante. É fundamental ter um projeto olhando pro futuro que resolva o problema daquela região, requalificando, urbanizando, tratando a lagoa, mas mais do que isso, harmonizando a presença da lagoa com as casas, com a vida das pessoas que estão ali no entorno”, disse. Em seguida, ele foi ao bairro de São Francisco, também afetado pelas enchentes. “Vimos de perto os efeitos que as águas do Rio São Francisco acabaram causando naquelas casas, naquelas residências, muitas famílias tiveram que deixar as suas casas por conta da elevação do nível da água. Então, ali também estava desafio”, afirmou.

Ele voltou a destacar que não faz a crítica pela crítica, mas pontuou educação e segurança pública como desafios para o próximo governador. “A Bahia não pode ser campeã nacional da violência. Desde 2017 nós ocupamos o primeiro lugar do Brasil em número de homicídios. Só vem crescendo a quantidade de atos violentos na Bahia. Por exemplo, lá na capital, em Salvador, tem muitos bairros que a polícia não consegue nem entrar porque estão dominados pelo tráfico, pelas facções criminosas. Mas se você vai para o interior, nas médias e pequenas cidades, está faltando policial. Às vezes as delegacias só funcionam porque o prefeito chega junto para dar uma ajuda”, disse.

“Se a Bahia de um lado é campeã em homicídios, por outro nós estamos em último lugar na educação pública. O ensino médio da Bahia hoje é considerado na avaliação nacional como o pior de todo o país. Olhando pro futuro a responsabilidade com as nossas crianças e com os nossos jovens é um dever dos nossos governantes”, complementou.

Geração de emprego e saúde também são desafios. “Então a saúde vai exigir uma visão regionalizada. Vai ser preciso levar os serviços de média e alta complexidade para o interior do estado. Ou seja, hospitais regionais que possam atender as pessoas mais perto de onde vivem e que acelere esse atendimento para as pessoas não ficarem esperando tanto tempo na fila da regulação. Outro desafio é a questão do emprego da oportunidade de trabalho”, complementou. Neto disse ainda que pretende levar o governo para cada município da Bahia. “Minha gestão na prefeitura Salvador mostrou que eu sou de prometer pouco e fazer muito. Se for eleito governador, eu não vou trabalhar lá do gabinete do centro administrativo, preso na capital em Salvador. Eu pretendo levar o governo para o interior”, frisou

Compartilhe nas redes sociais