“Vamos intervir diretamente na regulação”, afirma ACM Neto

6 maio 2022

Pré-candidato ao governo ressalta que certos procedimentos terão “fila zero” para atendimento na rede pública de saúde

Fotos: Divulgação

Nesta sexta-feira (06), o pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) voltou a defender a fila zero para alguns procedimentos na saúde pública. De acordo com o ex-prefeito de Salvador, para que a espera na regulação diminua, é imprescindível a regionalização do atendimento.

“Lamentavelmente, hoje a realidade da Bahia, principalmente no interior, é que muitas pessoas que dependem da saúde pública são obrigadas a esperar meses, quando não mais de ano, na fila da regulação. Isso significa perder muitas vidas”, ponderou durante agenda no interior do estado.

“Nós vamos intervir diretamente nessa situação. Primeiro, regionalizando a assistência à saúde. Ou seja, oferecendo uma maior quantidade de postos de saúde no interior. Quando a gente olha aqui na região, a gente vê que tem o hospital de Pombal, tem o hospital de Alagoinhas. Mas ambos sem capacidade de dar atendimento a todas as demandas”, criticou.

Em Alagoinhas, por exemplo, o hospital está com a emergência fechada há meses. Diante desse cenário, Neto defendeu uma gestão mais eficiente na saúde pública e investimentos em tecnologia para que haja celeridade em casos mais urgentes.

“A gente tem que rever a regulação, trazer gestão, trazer tecnologia, e o compromisso de que certos procedimento como politraumatismo, casos de AVC, problemas cardíacos, não vão esperar na fila. Aí é fila zero. Aí é acesso direto ao internamento hospitalar, não pode ser diferente”, salientou.

“Esse será o nosso compromisso. E vamos fazer isso construindo hospitais regionais, chamando parcerias, observando hospitais municipais que podem ser ampliados e que podem, portanto, oferecer uma quantidade maior de serviços. Existe um caminho. Agora, precisa, acima de tudo, ter trabalho e decisão política de fazer”, acrescentou o pré-candidato.

Na passagem por Olindina, ACM Neto avaliou ainda que é possível mudar a vida das pessoas através da política: “Foi isso que nós fizemos ao longo de oito anos na Prefeitura de Salvador. Fomos, aos poucos deixando a palavra impossível de lado”.

“Fomos transformando em realidade muitos sonhos antigos da população que não saíam do papel. Eu tenho o sonho de ser governador para trazer a gestão estadual para dentro de Olindina e de todo o interior. Vou fazer um governo de proximidade, tomando sol, tomando chuva, andando pelas ruas das cidades, visitando as zonas rurais, construindo uma administração eficiente para toda a população da Bahia”, ressaltou.

Agenda de visitas às regiões Nordeste e Recôncavo

Neste fim de semana, ACM Neto percorre as regiões do Nordeste e do Recôncavo baiano. Nesta sexta-feira (06), o pré-candidato ao governo já passou por Itapicuru e Olindina. Na parte da tarde, segue para agendas em Nova Soure, Cipó e Ribeira do Amparo.

Amanhã, sábado (07), Neto vai se encontrar com a população de Araci, Banzaê e Ribeira do Pombal. Já no domingo (08), a maratona será concluída em Maragogipe, no Recôncavo baiano.

Compartilhe nas redes sociais